Sim, já abrimos as matrículas do nosso curso para quem pretende se preparar para o Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia, TEEM, 2024.
E, para não perder tempo, que tal falarmos sobre as caseínas?
Esse é um assunto bastante importante. Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, SBEM, tem insistido em promover e divulgar informações ligadas ao uso correto de suplementos e vitaminas, realçando um potencial risco à saúde, caso sejam ingeridos sem a supervisão de médicos ou nutricionistas.
Portanto, começando do básico, fique aqui com a gente para se lembrar:
- O que é caseína?
- Em que alimentos a caseína está presente?
- Por que a caseína é prescrita com frequência para atletas e praticantes de atividades físicas regulares?
- Por que a caseína também é útil para promover a perda de peso?
- Como a caseína ajuda a controlar e a prevenir diabetes?
- De que forma a caseína ajuda no controle da pressão alta?
- Quais os principais tipos de suplementos de caseína?
- Como se organizar para passar na prova do TEEM?
O que é caseína?
A caseína é uma proteína poderosa por ser de alto valor biológico. Ela é rica em aminoácidos, como triptofano, leucina e valina.
Em que alimentos a caseína está presente?
A caseína está presente no leite de vaca, de ovelha ou de cabra. E, por extensão, nos seus derivados, como queijo, iogurte, coalhada, creme de leite etc.
Na verdade, ela é a proteína de maior concentração nessa bebida.
Ainda assim, seu conteúdo é relativamente pequeno e vem junto com soro, lactose e carboidratos.
Por isso, ela também pode ser consumida por meio de suplementos, onde aparece superconcentrada. Dessa forma são potencializados seus benefícios.
Por que a caseína é prescrita com frequência para atletas e praticantes de atividades físicas regulares?
Como falamos acima, a caseína é rica em aminoácidos, fornecendo um conjunto de todos aqueles que são essenciais para construir e para reparar as fibras musculares.
Em outras palavras, ela estimula o ganho de massa muscular.
Além disso, atletas e praticantes de atividades físicas regulares ainda têm outra vantagem: ela não interfere na queima de gordura durante a noite e, consequentemente, não atrapalha o processo de perda de peso.
Por que a caseína também é útil para promover a perda de peso?
A caseína ajuda a equilibrar os hormônios da fome e promove saciedade.
Vale lembrar que ela tem menor quantidade de gordura que outros suplementos de proteína e leva mais tempo para ser digerida, ajudando na perda de peso (e também, já adiantando as duas próximas questões, no controle do diabetes e da pressão alta).
Como a caseína ajuda a controlar e a prevenir diabetes?
Por ser uma proteína que diminui a absorção dos alimentos, a caseína ajuda a equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue, prevenindo e ajudando no controle do diabetes.
De que forma a caseína ajuda no controle da pressão alta?
Além do que comentamos anteriormente, a caseína ajuda a diminuir os níveis da enzima conversora de angiotensina no sangue. E essa enzima é responsável pela contração dos vasos sanguíneos, que leva ao aumento da pressão arterial.
Quais os principais tipos de suplementos de caseína?
Os principais tipos de suplementos de caseína são:
Caseína micelar: é a forma mais pura da proteína e é absorvida lentamente no intestino, ajudando a controlar a fome e os níveis de glicose, além de aumentar o ganho de massa muscular.
Caseína hidrolisada: é composta de caseína já quebrada em tamanhos menores, o que vai facilitar e acelerar a absorção do suplemento. É similar, mas tem uma absorção ainda mais lenta que o Whey Protein hidrolisado e um pouco mais rápida que a caseína micelar.
Caseinato de cálcio: é um suplemento feito a partir de caseína do leite desnatado, adicionada de hidróxido de cálcio, um composto que ajuda a dissolver o produto. Porém, oferece menos benefícios para a saúde do que as duas anteriores.
Como se organizar para passar na prova do TEEM?
Além de seguir nosso blog e redes sociais, venha fazer parte do nosso preparatório para o TEEM. Agora há pouco abrimos uma turma online, e ainda dá tempo de entrar.
São aulas ao vivo pelo Zoom, que ficam gravadas e disponíveis pela nossa plataforma EAD por 60 dias. Lá, você também encontra aulas gravadas de endocrinologia molecular e provas.
Nesse formato, prático e rico em conteúdo, você tem ainda acesso a um grupo de WhatsApp, onde pode tirar dúvidas diretamente com a professora Denise Rosso. Matricule-se hoje mesmo.
Boa tarde!
Uma informação muito valiosa!